| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecopress
Desde: 17/03/2000      Publicadas: 26928      Atualização: 01/12/2009

Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


 Opiniões

  04/12/2007
  0 comentário(s)


Associação Brasileira de Empresas de Eventos dissemina sustentabilidade em seu congresso anual


O 24º Congresso anual da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), está sendo preparado de modo a ser reconhecido como socioambientalmente responsável pelo Selo SustentaX. O Eventos Brasil 2007, como é conhecido, acontecerá de 04 a 07 de dezembro no Anhembi Morumbi, em São Paulo.

A SustentaX Engenharia de Sustentabilidade está sendo a responsável por orientar, verificar e confirmar a sustentabilidade do evento, baseado no critério LEED (Leadership in Energy and Environment Design) - sistema de avaliação de construções ambientalmente sustentáveis mais difundidos no mundo, adaptado pela SustentaX para a aplicação em empreendimentos temporários.

Durante o evento haverá palestras com representantes da SustentaX, com o intuito de disseminar a importância da sustentabilidade em próximos eventos a serem realizados pelos membros da ABEOC. No segundo dia do evento, 05 de novembro das 14h30 às 16h, Newton Figueiredo, presidente da SustentaX, irá ministrar a palestra "Entendendo a importância da sustentabilidade para o negócio de eventos". O empresário explica que, apesar do tema desenvolvimento sustentável já vir sendo difundido desde a década de 1970, ele não havia permeado de forma incisiva a população. "Hoje, não adianta uma empresa servir com atenção e um sorriso no rosto, se o público souber, por exemplo, que ela utiliza trabalho escravo ou que ela não assina a carteira de trabalho de seus funcionários ou não se envolve com a comunidade onde está inserida", comenta.

Em seguida das 16h30 às 18h, a arquiteta e gerente de Qualidade em Sustentabilidade da SustentaX - Engenharia de Sustentabilidade, Flávia Marques Malacarne, irá ministrar a palestra sobre "Sustentabilidade de Eventos na Prática". De acordo com a arquiteta entre os diversos quesitos, devem ser verificados aspectos como Qualidade Ambiental Interna, para garantir a saúde dos ocupantes; Eficiência Energética e Uso Racional de Água, para eliminar desperdícios; Sustentabilidade dos Materiais, para assegurar o uso de materiais sustentáveis; e Sustentabilidade do Espaço, que visa causar o menor impacto ambiental e garantir a proteção da biodiversidade.



Para conquistar o selo, a empresa organizadora do evento deve atender uma série de exigências. "Nós acompanhamos todo o processo do evento, desde o planejamento até a desmontagem. Primeiro, fazemos uma avaliação geral, verificando quais os materiais que serão utilizados, o local onde será realizado, suas construções temporárias e o tipo de iluminação, por exemplo. Depois desse diagnóstico, analisamos o que já está de acordo com as normas e apontamos o que deve ser adaptado", explica a arquiteta.

Na opinião do executivo Newton Figueiredo, as empresas organizadoras de eventos são disseminadoras de conceitos. "O que se passa dentro de um evento tem grande repercussão no setor", avalia. "O fato de o próprio evento buscar o selo de sustentabilidade baseado em padrões internacionais, como é o caso do Eventos Brasil 2007, por exemplo, estimula seus fornecedores e prestadores de serviço a seguirem os mesmos passos, já que eles também poderão sair do evento certificados com selo de qualidade. É assim que os princípios sustentáveis começam a permear toda a cadeia produtiva de um setor". Acima de tudo, o objetivo de Figueiredo é mostrar ao público presente em sua palestra que a sustentabilidade é um bom negócio. "Para todo mundo, para o meio-ambiente, para a sociedade local e global e, principalmente, para a própria empresa, porque ela vai ser a preferida pelos clientes", diz.

"Precisamos acompanhar o movimento mundial e fazer a nossa parte pela sustentabilidade planetária. Nada melhor que começarmos dentro de casa, com o nosso congresso. Espero que nossos associados e visitantes não só se conscientizem, ainda mais, da importância de uma iniciativa como essa, mas que adotem e propaguem essa postura", avalia a presidente da ABEOC, Simone Saccoman.



O 24º Congresso Nacional de Empresas e Profissionais de Eventos será realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1.209 , Parque Anhembi - Santana , das 16h às 18h.



A SustentaX foi a responsável pela certificação da primeira construção ambientalmente sustentável da América do Sul pelo USGBC, pre-certificou o primeiro residencial no Brasil e foi a escolhida pelo Green Building Council Brasil para gerenciar o processo de certificação do novo escritório da entidade. Atestou, também, a Sustentabilidade Socioambiental do maior evento de sustentabilidade da Ibero-américa, o Sustentável 2007. Para saber mais sobre o Grupo SustentaX veja: www.SustentaX.com.br, www.NewmarEnergia.com.br e www.neutrum.com.br .





Informações



Cíntia Gomes
Comunicação Empresarial - Mídia Especializada
SustentaX - Engenharia de Sustentabilidade
Al. Santos, 2223 - 3° andar
01419-002 São Paulo-SP
Tel : +55 11 3062-5031
Fax: +55 11 3062-1910
cintia.gomes@sustentax.com.br
www.SustentaX.com.br

(Ecopress com informações da assessoria - 05/12/07, às 9h10)
  Web site: www.SustentaX.com.br


  Mais notícias da seção Eco-Eventos no caderno Opiniões
21/11/2008 - Eco-Eventos - FÓRUM DAS ÁGUAS DAS AMÉRICAS: AUTORIDADES INTERNACIONAIS BUSCAM SOLUÇÕES PARA GARANTIR ÁGUA PARA O FUTURO
Referências pan-americanas e mundiais participam do Fórum das Águas das Américas, de 23 a 25/11, em Foz do Iguaçu (PR)...



Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


Busca em

  
26928 Notícias