| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecopress
Desde: 17/03/2000      Publicadas: 26928      Atualização: 01/12/2009

Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


 Notícias com Baixa Repercussão

  31/07/2008
  0 comentário(s)


Manaus recebe especialistas internacionais para debater mudança climática, crise energética e alimentar




Manaus, 30 de julho de 2008 - Os desafios do desenvolvimento sustentável frente às mudanças climáticas é o tema do seminário internacional "Mudança climática, crise energética e alimentar " desafios ao desenvolvimento sustentável", que se realizará nos dias 31 de julho e 1º de agosto em Manaus, no auditório da Suframa. com a participação de especialistas em clima e em comunicação, além de personalidades brasileiras e latino-americanas.

Durante o evento será formalmente criado o Centro Internacional Terramérica de Desenvolvimento Sustentável e Defesa do Meio-Ambiente, uma organização voltada para a pesquisa e comunicação ambiental com foco no desenvolvimento sustentável de toda a América Latina. A criação do Centro Internacional Terramérica consolida um novo espaço de articulação da inteligência brasileira e latino-americana visando à maior concretização possível de conteúdos em torno dos seus objetivos.

O Centro nasce no Brasil a partir da experiência exitosa de mais de uma década do projeto latino-americano de comunicação ambiental Terramérica e conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Banco Mundial, da Agência Internacional de Notícias Inter Press Service (IPS) e do Ministério do Meio Ambiente do Brasil. No Brasil o Projeto Terramérica é editado desde 1995 pela Envolverde, que se especializou em "jornalismo pela sustentabilidade" e distribui diariamente notícias, artigos e reportagens sobre estes temas.

O painel de abertura e as mesas redondas "Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio diante da mudança climática: conseqüências econômicas e sociais" e "Desenvolvimento e proteção ambiental: estratégias para a Amazônia" reunirá pesquisadores, políticos, representantes de organizações internacionais, da sociedade civil e do setor empresarial na tentativa de levantar questões e oferecer respostas que possam abrir novas linhas de estudo, pesquisa e propostas de políticas públicas sobre esses temas.

A Amazônia foi escolhida para este primeiro seminário por sua posição estratégica, central na América Latina, e por representar um dos maiores desafios ambientais do Planeta. O Centro Terramérica apoiará projetos de pesquisas e de comunicação que tenham como foco o desenvolvimento sustentável e a defesa do meio ambiente em todo o continente.

Entre os presentes estarão o Governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, na cerimônia de abertura, a superintendente da Suframa, Flávia Grosso, o diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente para a América Latina e Caribe, Ricardo Sánchez e o diretor geral da agência internacional Inter Press Service (IPS) Mário Lubetkin, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do Banco Mundial.

O desenvolvimento sustentável será debatido a partir de uma perspectiva latino-americana e não apenas brasileira. Entre os participantes já confirmados estão Mariano Arana, ex-ministro do Meio Ambiente do Uruguai, Nádia Dávila Ferreira, secretária o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado do Amazonas e Yolanda Kakabadse, Ex-presidente da UICN e ex-ministra do Meio Ambiente do Equador, além do ex-secretário de Meio Ambiente do Estado do Amazonas e atual secretário executivo da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana.

Para participar do Seminário Internacional, basta enviar um email de confirmação para milene@envolverde.com.br ou comparecer no local.

A Entrada é livre e todos serão bem vindos.

SERVIÇO:

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Mudança climática, crise energética e alimentar:
desafios ao desenvolvimento sustentável.

31 de julho e 1º de agosto de 2008

Auditório da SUFRAMA " Superintendência da Zona Franca de Manaus. Manaus, Estado do Amazonas, Brasil.

Realização: Envolverde.

Convida: Terramérica --Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Banco Mundial (BM), agencia de noticias IPS - Inter Press Service--.

Apóio: Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e Ministério do Meio Ambiente do Brasil

Patrocínio: Suframa, Petrobras, Banco da Amazônia, Governo do Estado do Amazonas

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Quinta Feira, 31 de julho

14.45h. " Credenciamento

15.00-18.00h " Mesa de Abertura

Moderador: Carlos Tibúrcio, Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República e Diretor do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

CONVIDADOS

Eduardo Braga, Governador da Amazônia
Flávia Grosso, Superintendente da SUFRAMA
Rosana Aguiar, Gerente de Responsabilidade Ambiental da Petrobrás
Ricardo Sánchez, Diretor para América Latina e o Caribe do PNUMA
Mario Lubetkin, Diretor Geral da IPS

Mensagem em vídeo conferencia de Marina Silva, Senadora, Ex-Ministra do Meio Ambiente
18.30h " 20.00h - Assembléia de fundação do Centro Internacional Terramérica de Desenvolvimento Sustentável e Defesa do Meio-Ambiente.

Sexta Feira, 1º de agosto

09.00h - 12.00h. Mesa Redonda - Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio diante da mudança climática: conseqüências econômicas e sociais.

Moderador: Mario Lubetkin, Diretor Geral da IPS

Mariano Arana, Senador da República do Uruguai, ex-Ministro do Meio Ambiente do Uruguai.
Adriano Oliveira, Secretaria de Mudanças Climáticas, MMA
Bernadette Lange, Especialista Ambiental do Banco Mundial
Nick Remple, Coordenador de Energia e Meio Ambiente do PNUD
14.30h - 17h30h. Mesa Redonda-Desenvolvimento e proteção ambiental: estratégias para a Amazônia.

Moderador: Virgílio Viana, Secretário Executivo da Fundação Amazonas Sustentável

Nádia Dávila Ferreira, Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado do Amazonas
Yolanda Kakabadse, ex-presidente de UICN, ex-ministra do Meio Ambiente do Equador.
Mauro Pires, Diretor de Combate ao Desmatamento, MMA
Nelson Cabral de Carvalho, Gerente Setorial de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobrás.
17h30 às 18h30. Encerramento. Apresentação da Diretoria, Conselhos e Plano de Trabalho do Centro Internacional Terramérica.

Local: Auditório da Suframa " Superintendência da Zona Franca da Manaus
Av. Ministro Mário Andreazza, 1424 - Distrito Industrial - Manaus " Amazonas
Tel: 92 3321-7000 - Fax: 92 3237-6549





Sobre a Envolverde, realizadora do evento:

A Agência Envolverde foi criada em 1995 para administrar no Brasil o Projeto Terramérica, realizado em parceira com a Agência Inter Press Service (IPS) e com os Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud). Desde então vem se especializando na cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento humano, educação e cidadania planetária. Em janeiro de 2005 nasce a Envolverde " Revista Digital, que reúne todo o conteúdo jornalístico produzido pela equipe da Envolverde em uma única publicação digital, realizada em parceria com a AW4 Tecnologia.



Informações para Imprensa:

SOMA Agência - Por um mundo responsável e sustentável
www.somaagencia.com.br / (55 11) 3013-3432 / 3375-9700

Katerina Volcov
Cel: 11.8242.886
katerina@somaagencia.com.br

Vinicius Gonçalves
Cel: 11.9114.8662
vinicius@somaagencia.com.br

Informações e confirmações - Envolverde: 11 30344887 com Milene " milene@envolverde.com.br






  Mais notícias da seção Eco-Eventos no caderno Notícias com Baixa Repercussão
27/05/2008 - Eco-Eventos - Novo método de reciclagem de entulho estará na Mostra de Tecnologia Sustentáveis
Evento ocorrerá em São Paulo, em paralelo à Conferência Internacional Ethos....
25/05/2008 - Eco-Eventos - Encontro discute governança e sustentabilidade na Câmara dos Deputados em Brasília
Marcado para o dia 5 de junho, evento faz parte do ciclo Sustentável 2008. Especialistas discutem transparência e compartilhamento das decisões nos diversos setores da sociedade...
30/10/2007 - Eco-Eventos - 2º FÓRUM BRASILEIRO DA ÁGUA DEBATE SANEAMENTO BÁSICO NACIONAL
Evento realiza debate multisetorial em São Paulo, com presença de especialistas de várias partes do País em busca de soluções para o grave problema nacional...



Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


Busca em

  
26928 Notícias