| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecopress
Desde: 17/03/2000      Publicadas: 26928      Atualização: 01/12/2009

Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


 Eco-Eventos
  26/10/2004
  0 comentário(s)


Começa hoje, 25, o V Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais
O evento acontece de 25 a 28 de outubro nos auditórios da PUC/PR

De hoje a quinta-feira acontece o V Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais – V CBSAFs, promovido pela Embrapa Florestas, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, em parceria com a Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais - SBSAF.

Nessa quinta edição, o tema central é “SAFs: desenvolvimento com proteção ambiental” e serão abordados os aspectos relacionados ao uso da terra com Sistemas Agroflorestais - SAFs, bem como o seu papel no desenvolvimento brasileiro, no manejo da biodiversidade, na composição da paisagem e no sustento da vida. A discussão do tema ocorre em um momento oportuno na sociedade brasileira, na qual estão em voga assuntos como conservação do meio ambiente, aliada à eficiência produtiva. Além de ser atual, o crescimento do uso dos SAFs é uma resposta à sociedade, demonstrando que é possível o crescimento econômico e desenvolvimento social, associado à preservação ambiental. E não menos importante, propicia a sustentabilidade da pequena propriedade rural.

O evento reunirá especialistas com notório conhecimento e as abordagens sobre o tema serão realizadas por meio de conferências, mesas redondas, trabalhos voluntários e de pôsteres, durante os quatro dias de discussões. O V CBSAFs tem como objetivo dar continuidade aos encontros técnico-científicos sobre os Sistemas Agroflorestais no Brasil; proporcionar a troca de informações sobre Sistemas Agroflorestais entre pesquisadores, extensionistas, produtores e agentes ligados a políticas públicas; apresentar e discutir os avanços efetuados pela pesquisa, as experiências de campo e os trabalhos técnico-científicos; oportunizar a divulgação e o debate das iniciativas e experiências dos diferentes segmentos produtivos; avaliar a organização empresarial na estratégia do agronegócio de produtos agroflorestais.

Participam do Congresso, profissionais de instituições importantes no âmbito dos SAFs, entre elas: BRDE, Ceplac, CTA – Centro de Tecnologias Alternativas, Ecovida, Emater, Embrapa Florestas, Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Meio Ambiente, Fundação Zoobotânica do RS, The Nature Conservancy, IAP, Iapar, Ibama, Imaflora, Instituto Biodinâmico, Ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Desenvolvimento Agrário, Rebraf, VCP Florestal, entre outras.

Os números do V CBSAFs

Neste ano, o evento recebeu a inscrição de 216 trabalhos, enviados por profissionais e estudiosos do Brasil, Colômbia, Cuba, Peru, entre outros. No total, 192 trabalhos foram selecionados, sendo 68 para apresentação oral e 124 para apresentação na forma de pôsteres. Para apresentação oral, foram selecionados, prioritariamente, trabalhos de relatos de experiências coletivas bem sucedidas e relevantes para o desenvolvimento regional, bem como pesquisas conclusivas. Na avaliação e seleção dos trabalhos, a Comissão Técnica contou com o auxílio de revisores renomados das mais diversas especialidades. Os artigos encaminhados foram avaliados e selecionados, segundo critérios preestabelecidos pela Comissão, de acordo com: adequação ao tema central e áreas temáticas, relevância e atualidade.

Os trabalhos submetidos ao Congresso representam diversas regiões geográficas brasileiras. Destacaram-se aquelas que tradicionalmente vêm desenvolvendo pesquisas com Sistemas Agroflorestais. A região Norte participou com 36% dos trabalhos selecionados, as regiões Sul e Sudeste com 26% e 20%, respectivamente. A região Nordeste aparece em quarto lugar com 13% e a região Centro-Oeste participou com 5% dos trabalhos. Além dos trabalhos brasileiros, também foram recebidos artigos internacionais. A Comissão Técnica selecionou oito destes trabalhos, seis de Cuba, um do Peru e um da Colômbia, representando 4% do total dos trabalhos aprovados.

Durante os quatro dias de discussões, os temas estarão divididos nas seguintes áreas: Inovações de P&D, de ensino e extensão em SAFs; Desenvolvimento de sistemas integrados de produção; Impactos sociais e econômicos de SAFs; SAFs e serviços ambientais; Política e economia de SAFs.

Número de trabalhos selecionados por Grupos Temáticos:
1. Inovações de P&D, de ensino e extensão em SAFs = 67 trabalhos (35%);
2. Desenvolvimento de sistemas integrados de produção = 63 trabalhos (33%);
3. Impactos sociais e econômicos de SAFs = 14 trabalhos (7%);
4. SAFs e serviços ambientais = 27 trabalhos (14%);
5. Política e economia de SAFs = 21 trabalhos (11%);
Total: 192 trabalhos (100%).


SAFs: desenvolvimento com proteção ambiental

Desde o final da década de 80, os problemas ligados à degradação dos recursos naturais se acentuaram. Nesse cenário, o processo de produção agrícola, que em alguns casos propiciou o desmatamento da cobertura florestal através de derrubadas e queimadas, começou a exigir a adoção de sistemas alternativos de produção. Com isso, surgiram propostas de racionalização do uso do solo. Dentre elas, destacam-se os Sistemas Agroflorestais – SAFs. Uma opção que combina benefícios produtivos, econômicos, sociais e ambientais.

Os SAFs referem-se às formas de uso da terra onde árvores e arbustos são cultivados junto a cultivos agrícolas, pastagens e/ou animais, visando múltiplos propósitos, e são uma opção viável de manejo sustentado da terra e aumento de produção agrícola, animal e florestal nas propriedades rurais. Além disso, são uma alternativa para a oferta simultânea de madeira, alimentos e outros bens e produtos.

Os SAFs apresentam, ainda, várias vantagens, frente a sistemas de monocultivos, tais como: utilização mais eficiente do espaço, redução efetiva da erosão, sustentabilidade da produção e estímulo a economias de produção com base participativa. Dado ao caráter de múltiplo propósito das árvores, com os SAFs se pode aproveitar as vantagens dos diferentes estratos da vegetação para diversificação da produção, do uso da terra, da utilização da mão-de-obra e da renda, agregação de valor econômico e a produção de serviços ambientais.

A utilização dos SAFs também ajuda a diminuir os custos de implantação e manutenção de áreas florestais, assim como garantem condições adequadas para o desenvolvimento das lavouras e o suprimento de madeiras para diversos fins. Soma-se a isso, o plantio de árvores em lavouras e pastagens constitui uma forma de reposição, embora pequena, da cobertura florestal destruída pelo avanço da fronteira agrícola.

Assim, os Sistemas Agroflorestais, em suas diferentes modalidades – sistemas silviagrícolas, silvipastoris e agrossilvipastoris – caracterizam-se como alternativas ambientalmente corretas, economicamente atrativas e socialmente interessantes.

Informações Gerais:

Inscrições:
A partir do dia 25 de outubro, segunda-feira, as inscrições só poderão ser feitas no local de realização do Congresso.

Local do Congresso:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho
CEP 80.215-901 - Curitiba, Paraná
www.pucpr.br

Mais informações sobre o evento:
www.cnpf.embrapa.br / cbsaf@cnpf.embrapa.br


Contato:
Igor Fernando Ferreira
Jornalista - MTb 3688/PR
V Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais
E-mail: jornalismo@cnpf.embrapa.br
(41) 666-1313




Programa do V Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais
25 a 28 de outubro de 2004/ Curitiba, Paraná


Tema:
SAFs: Desenvolvimento com Proteção Ambiental

Promoção:
Embrapa Florestas
Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais


Segunda-feira, 25 de outubro

14h00-18h00 - Inscrições e credenciamento dos participantes

19h30-20h00 - SESSÃO DE ABERTURA
Local: Auditório do Teatro Universitário - TUCA

20h00-21h00 - Conferência de Abertura

Tema: Os SAFs como estratégia de desenvolvimento sustentável
Conferencista: Representante do Ministério do Meio Ambiente

21h00 - Coquetel


Terça-feira, 26 de outubro

08h00-09h30 - Inscrições e credenciamento dos participantes

09h30-10h15 - 1ª Conferência - Auditório do Teatro Universitário (TUCA)

Tema: SAFs e o desafio de compatibilizar os papéis de produtividade, proteção ambiental e justiça social
Conferencista: Herbert Cavalcanti de Lima - Diretor da Embrapa

10h15-10h30 – Coffee break

10h30-12h00 - 1º Painel - Auditório do Teatro Universitário (TUCA)

Tema: Políticas públicas para o desenvolvimento dos SAFs no Brasil
- Perspectivas do Ministério do Meio Ambiente
Painelista: Tasso Rezende de Azevedo
- Perspectivas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Painelista: Everaldo Anunciação Farias
- Perspectivas do Ministério do Desenvolvimento Agrário
Painelista: João Marcelo Intini

12h00-14h00 - Intervalo para almoço

13h00-14h00 - Sessão de apresentação de pôsteres
Local: Saguão principal da PUC

14h00-15h30 - 2º Painel - Auditório do Teatro Universitário – TUCA

Tema: SAFs e interfaces legais para implantação e exploração
Painelista: Jean Dubois - REBRAF
Painelista: Allan Ribeiro Abreu - IBAMA
Painelista: Muriel Saragoussi - Secretaria de Coordenação da
Amazônia - MMA

15h30-15h45 - Coffee break

15h45-19h00 - Apresentação de trabalhos voluntários


Quarta-feira, 27 de outubro

08h30- 09h15 - 2ª Conferência - Auditório do Teatro Universitário – TUCA

Tema: SAFs e segurança alimentar em propriedades rurais
Conferencista: Valter Bianchini - Secretário Nacional da Agricultura Familiar

09h15-12h00 - 3º Painel - Auditório do Teatro Universitário – TUCA

Tema: Produção, certificação e comercialização de produtos de SAFs
- Organização da produção e da comercialização de produtos de SAFs
Painelista: Alfredo Homma – Embrapa Amazônia Ocidental
- Qualidade da produção e agregação de valor aos produtos dos SAFs
Painelista: Amilton João Baggio - Embrapa Florestas

10h15-10h30 – Coffee break

10h30-12h00 - Certificação de produtos agroflorestais
Painelista: Pedro Jovchelevich – IBD Instituto Biodinâmico
Painelista: Paulo Henrique Mayer – ECOVIDA
Painelista: Eduardo Trevisan Gonçalves – IMAFLORA

12h00-14h00 – Intervalo para almoço

13h00-14h00 - Sessão de apresentação de pôsteres
Local: Saguão principal da PUC

14h00-15h30 - 4º Painel - Auditório do Teatro Universitário – TUCA

Tema: Monitoramento e avaliação de aspectos biofísicos e socioeconômicos de SAFs
- Indicadores biofísicos de SAFs
Painelista: Paulo Caramori - Iapar
- Indicadores sociais, econômicos e ambientais de SAFs
Painelista: Geraldo Stachetti Rodrigues – Embrapa Meio Ambiente
- Avaliação da sustentabilidade em SAFs
Painelista: Saulo Barbosa Lopes – Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

14h00-19h00 - Oficina – Auditório Carlos Ferreira da Costa

Tema: Os SAFs nas universidades: inserção curricular
Coordenadora: Acadêmica Evelin Branco Loureiro - UFPR/GEAE

15h30-15h45 - Intervalo

15h45-19h00 - Apresentação de trabalhos voluntários


Quinta-feira, 28 de outubro

08h30-09h15 - 3ª Conferência - Auditório do Teatro Universitário – TUCA

Tema: Serviços ambientais e processos decisórios em SAFs
Conferencista: Guilherme dos Santos Floriani - Instituto Peretê para o Desenvolvimento - Lages/SC.

09h15-12h00 - 5º Painel - Auditório do Teatro Universitário – TUCA

Tema: SAFs, serviços ambientais e valoração do conhecimento
- A experiência do Proambiente
Painelista: Luciano Mansur de Mattos - MMA
- Conhecimento local nativo sobre o manejo dos recursos naturais e seus aportes ao conhecimento científico
Painelista: Julio Alegre - Universidad Nacional Agraria La Molina - Peru

10h15-10h30 – Coffee break

- SAFs e biodiversidade: o uso em áreas protegidas
Painelista: Paulo Yoshio Kageyama - MMA
- SAFs e carbono: a experiência nas Américas
Painelista: Fernando C. Veiga Neto - The Nature Conservancy
- Valoração do conhecimento das populações tradicionais
Painelista: Carlos Frederico Marés de Souza Filho - BRDE

12h00-14h00 – Intervalo para almoço

14h00-16h00 - 6º Painel - Auditório do Teatro Universitário – TUCA

Tema: SAFs e aporte ao desenvolvimento regional
- SAFs com cacaueiro no Norte, Nordeste e Sudeste brasileiros
Painelista: Uilson Lopes - Ceplac/Cepec
- SAFs na Zona da Mata
Painelista: Irene Maria Cardoso - Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata - CTA
- Sistemas silvipastoris no noroeste do Estado do Paraná
Painelista: Anísio Menarim Filho – Emater-PR

16h00-16h15 - Intervalo

16h15-18h30 – Conclusões
Coordenação: Ivan Crespo Silva – Ceplac / UFPR

18h30 - SESSÃO OFICIAL DE ENCERRAMENTO
Local: Auditório do Teatro Universitário – TUCA


Sexta-feira, 29 de outubro

08h00-18h00 - Visita técnica - participação opcional, vagas limitadas
Núcleo Ambiental de Educação Ambiental da Reserva de Cachoeira, em Antonina, litoral do Paraná.
Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental-SPVS

Embrapa Florestas



  Mais notícias da seção Eco-Eventos no caderno Eco-Eventos
01/12/2009 - Eco-Eventos - Toyota Trilhas da Natureza" realiza evento para família com atrações culturais e educativas, sorteio de prêmios e um mega show do Lulu Santos
Com intuito de despertar a consciência socioambiental na população e garantir a sustentabilidade, o evento oferece cultura e lazer ...
01/12/2009 - Eco-Eventos - Germinar - Histórias de Transformação pretende inspirar pessoas a fazerem a diferença na sociedade
Livro retrata histórias de luta e de transformação de pessoas que trabalham diretamente com o Programa Germinar, do Instituto EcoSocial...
24/11/2009 - Eco-Eventos - COPENHAGEN É AQUI!
A Matilha Cultural pega carona na COP 15 e monta programação gratuita de quase um mês com arte, cinema, ativismo e discussões sobre reciclagem, reuso, lixo eletrônico, desmatamento, arte sustentável e mudanças climáticas...
31/08/2009 - Eco-Eventos - Cidade de México abriga evento sobre Mercado de Carbono
Entre 6 e 7 de outubro, a capital do México irá abrigar o Carbon Market para México e América Central. ...
13/12/2004 - Eco-Eventos - ENCONTRO INTERCONTINENTAL SOBRE A NATUREZA – O2 , de 2 a 8 de novembro de 2005, em Fortaleza, Ceará, Brasil.
A primeira versão do O2 ocorreu de 9 a 15 de novembro de 2003, na cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil, sede permanente do mesmo. A segunda ocorrerá de 2 a 8 de novembro de 2005 e, seqüencialmente, nos anos ímpares no mesmo período, tendo como objetivo geral discutir sobre as questões do desenvolvimento sustentável a nível intercontinental, globalizado...
13/12/2004 - Eco-Eventos - Seminário Internacional do Meio Ambiente e Energias Renováveis propõe ações bilaterais entre Brasil e Itália
Seminário Internacional "Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, Energias Renováveis e Eficiência Energética, promovido pelo MUEP Brasil (Monitoring Unit for Environmental Projects) do ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior) acontece dia 13 de dezembro na sede da FIESP em São Paulo. Dentre as autoridades presentes: prof.José Goldemberg, da ...
23/11/2004 - Eco-Eventos - SÃO PAULO SEDIARÁ, NOS DIAS 25 E 26/11, O SEMINÁRIO METRÓPOLES SAUDÁVEIS, APOIADO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE
Depois de realizar o evento em Buenos Aires, nos dias 1º e 2/11, autoridades em meio ambiente, política, comunicação, direito, saúde e educação, do Brasil e da Argentina, vão tratar da capacidade de suporte ambiental da região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e região de Campinas. As discussões resultarão na elaboração de um termo de...
17/11/2004 - Eco-Eventos - Lixo e seus especialistas
Nomes & Notas Alguns dos maiores especialistas na questão dos problemas relacionados ao lixo no Brasil, e à degradação do meio ambiente, estarão reunidos no Rio de Janeiro para um intercâmbio de informações e experiências. Entre eles, a diretora do Departamento Ambiental da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), Ana Cristina H...
03/11/2004 - Eco-Eventos - Seminário Metrópoles Saudáveis inicia trabalhos em Buenos Aires
A abertura do Seminário Metrópoles Saudáveis, em Buenos Aires, contou com a presença de diversas autoridades em meio ambiente, entre elas o presidente da Comissão de Ecologia e legislatura de Buenos Aires, Juan Manuel Velasco. De acordo com ele, ultimamente, Buenos Aires avançou muito na área. Em julho deste ano, foi implantada a lei do ar, que r...
03/11/2004 - Eco-Eventos - Workshop "Mercado de Trabalho no Setor Sucroalcooleiro: desafios atuais e perspectivas futuras"
Será realizado em 10 novembro (quarta-feira) de 2004, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia – Campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Piracicaba (SP), a partir das 8h30, o workshop "Mercado de Trabalho no Setor Sucroalcooleiro: desafios atuais e perspectivas futuras", com o propósito de discutir as principais iniciativas...
29/10/2004 - Eco-Eventos - Vendrame Consultores Associados realiza Congresso sobre Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho
O Congresso abordará as mais recentes questões relacionadas a três segmentos fundamentais: meio ambiente, saúde e segurança dos trabalhadores São Paulo, 27 de outubro de 2004 - Em parceria com as Faculdades Oswaldo Cruz, a Vendrame Consultores Associados realizará o COCMASST – Congresso Oswaldo Cruz em Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalh...
20/10/2004 - Eco-Eventos - Aberta a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Embrapa Pantanal
Para marcar a abertura da I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Embrapa Pantanal, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou nessa segunda-feira (18.10), uma solenidade de lançamento do evento, onde foram homenageadas empresas e instituições locais, que durante esse...
15/10/2004 - Eco-Eventos - Brasília sedia a maior regata em águas abrigadas do Brasil
Cerca de 60 veleiros oceânicos disputam regata de 24 horas no Lago Paranoá, na Capital Federal. Brasília, 14/10/2004 – A XVI Regata 24 Horas de Brasília – Água para a Vida, Água para Todos –, a se realizar no Lago Paranoá, em Brasília, dias 16 e 1'7/10, é a maior competição deste tipo em águas abrigadas do Brasil e uma das maiores do mundo. Co...
27/09/2004 - Eco-Eventos - I FÓRUM NACIONAL SOBRE GOVERNANÇA COSTEIRA ACONTECE EM OUTUBRO NO RIO. VEJA COMO PARTICIPAR.
O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de Outubro de 2004, no Museu do Exército do Forte de Copacabana, Rio de Janeiro e reunirá políticos, pescadores, empresários, educadores, cientistas, militares e representantes da sociedade civil que debaterão a Governança Costeira no Brasil. O evento, promovido pelo Instituto Pharos, tem como objetivo, levar às ...
24/09/2004 - Eco-Eventos - ESPECIALISTAS DEBATEM GOVERNANÇA COSTEIRA EM EVENTO INÉDITO NO RIO DE JANEIRO
A coordenadora estadual do gerenciamento costeiro do Estado da Bahia - GERCO, Maria de Fátima Vinhas de Almeida e a professora doutora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria do Céu de Lima, participam do I Fórum Nacional de Governança Costeira que será realizado nos dias 6 e 7 de outubro, no Museu do Exército do ...
20/09/2004 - Eco-Eventos - Planeta Casa 2004 premia os melhores projetos ecológicos
Confira os vencedores da edição 2004 do Planeta Casa, uma ação pioneira da revista Casa Claudia A terceira edição do Prêmio Planeta Casa já conhece seus vencedores. O prêmio é uma ação pioneira da revista Casa Claudia para incentivar produtos, ações e projetos que tenham como principal meta o uso e exploração dos recursos ambientais, na área de...
17/09/2004 - Eco-Eventos - ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA – PATRIMÔNIO NATURAL DO BRASIL
Durante o lançamento do livro, Editora Empresa das Artes promoverá mesa redonda com autoridades do setor ambiental Com a intenção de despertar no leitor a importância da conservação da Mata Atlântica para a educação ambiental dos brasileiros, a Empresa das Artes, em parceria com a Ambiental Consulting, lança no dia 21 de setembro, na Livraria C...
15/09/2004 - Eco-Eventos - Cavalgada semeia o plantio de árvores nas nascentes do rios
Por onde passam, os integrantes da Cavalgada Cultivando Tradições e Água Boa não têm deixado de lado a educação ambiental, botando a mão na massa, junto com crianças de diversos municípios, para ajudar a revitalizar ambientes degradados. O alvo tem sido as nascentes de mananciais, escolhidas como pontos estratégicos para a preservação das águas. Em...
15/09/2004 - Eco-Eventos - Câmara Ítalo-Brasileira promove o Eco Business Meeting 2004 –
I Seminário Internacional de Meio Ambiente A Câmara Ítalo-Brasileira em colaboração com o seu Comitê do Meio Ambiente e o Desk Torino (representação da Câmara de Comércio de Turim no Brasil), realizará, nos dias 20 e 21 de setembro, o Eco Business Meeting 2004 – I Seminário Internacional de Meio Ambiente. O evento, que acontecerá em São Paulo,...
14/09/2004 - Eco-Eventos - Instituições financeiras passam a financiar empreendimentos de empresas que assumirem responsabilidade social e ambiental
Novas regras serão mostradas a executivos durante workshop em São Paulo, organizado pelo Instituto Uniemp, que também apresenta três empresas que já aderiram às exigências. Grandes empreendimentos normalmente trazem problemas sociais e ambientais à população quando não são amplamente estudados e planejados. Para garantir o sucesso dos projetos, ...
14/09/2004 - Eco-Eventos - Ciclo de debates em SP analisa impacto da biotecnologia na agricultura
Evento reúne especialistas em oito capitais brasileiras O IDeSA – Instituto para o Desenvolvimento Socioambiental e a ABRASEM – Associação Brasileira de Sementes e Mudas promovem, no próximo dia 20, das 9h às 18h no Grande Auditório do MASP (Av. Paulista, 1578), o evento inaugural do PROJETO BIOBRASIL, um ciclo de seminários voltados para a disc...
09/09/2004 - Eco-Eventos - Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas é tema de seminário
Evento acontece nesta quinta e sexta-feira na UPF A Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Revista Plantio Direto, promove, nos dias 9 e 10 de setembro, o II Seminário Nacional sobre Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas. O evento tem como objetivo debater as evoluções da área de defensivos agrícolas e vai discutir, entre...
08/09/2004 - Eco-Eventos - Licenciamento ambiental de fornecedores é tema de Debate Público (MG)
A proposta de que os empreendimentos licenciados pelo Copam-MG apresentem licença ambiental de seus fornecedores de insumos minerais, animais e florestais está gerando polêmica há meses na Câmara de Atividades Industriais (CID) do Conselho. Na última reunião da CID, realizada dia 24 de agosto, ficou acertado que a Amda seria responsável pela realiz...
03/09/2004 - Eco-Eventos - Abertas as inscrições para a 2ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente
Já foi dada a largada para a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, organizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). As inscrições para o desafio terminam no dia 30 de outubro. No ano passa...
01/09/2004 - Eco-Eventos - Estão abertas as inscrições para o VIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana
De 14 a 18 de setembro, será realizado no Sesc Vila Mariana o VIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. Os participantes do Congresso assistirão a várias palestras sobre o tema e poderão ainda se inscrever para os mini-cursos. No dia 18, sábado, acontecem as visitas técnicas nos parques municipais. O objetivo é propiciar a troca de informaçõ...
01/09/2004 - Eco-Eventos - BioFach América Latina, um evento que reflete aumento de produtividade e consumo de orgânicos no Brasil
Rio de Janeiro, 30 de agosto de 2004 - De 8 a 10 de setembro o Hotel Glória, no Rio de Janeiro sedia a versão latino-americana da Biofach, maior evento de produtos orgânicos da Europa cuja versão original acontece todo ano em Nuremberg, na Alemanha. Nesta edição brasileira, a Biofach deve movimentar mais de R$ 8 milhões, registrando um crescimen...
26/08/2004 - Eco-Eventos - INSTITUTO TERRA INAUGURA RESIDÊNCIA DO CENTRO AVANÇADO E CINE TEATRO
O Instituto Terra inaugura na próxima quinta-feira, dia 26 de agosto, a Residência para os alunos do Centro Avançado de Recuperação de Áreas Degradadas e o Cine Teatro Terra, na Fazenda Bulcão, sede da associação, localizada no município de Aimorés, leste de Minas Gerais, fronteira com o Espirito Santo. O Centro tem como meta a formação de técnicos...
26/08/2004 - Eco-Eventos - Um mês todo dedicado à baleia franca, a menina-dos-olhos da costa catarinense
Para não deixar nem sombra de dúvida de que "baleia viva vale mais do que baleia morta", a New Millennium e a IWC Brasil realizam em setembro próximo o I Mês e a VIII Semana Nacional da Baleia Franca nas cidades de Jaguaruna, Laguna, Garopaba e Imbituba. Eventos dedicados à presença anual dessa espécie ainda ameaçada e à conscientização das pessoas...
24/08/2004 - Eco-Eventos - Concurso de Jardins no Parque Ibirapuera abre inscrições
O Parque Ibirapuera, que este mês completou 50 anos, vai sediar entre os dias 6 e 18 de setembro o "Concurso de Jardins". As inscrições começaram no dia 23 de agosto e vão até 1º de setembro. Para participar, os candidatos devem estar cadastrados no VIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, que está sendo realizado pela Secretaria do Ver...
24/08/2004 - Eco-Eventos - Professores e profissionais da USP, UFPR, UERJ e UFRJ participam do I Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental
Serão apresentados quatro cases de sucesso de comunicação ambiental A comunicação ambiental é um dos fatores essenciais para o sucesso de projetos que têm como meta o desenvolvimento sustentável. A importância do meio ambiente há muito deixou de ser preocupação apenas dos ecologistas e hoje influencia decisões na área financeira e até mesmo a i...



Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


Busca em

  
26928 Notícias


Cadastre-se
  Florestas
  Novo sistema de controle de produtos florestais começa a ser testado no Pará

Notícias com Alta Repercussão
  Impacto ambiental
  Agências espaciais e Google buscam formas de proteger florestas

Notícias com Baixa Repercussão
  Impacto ambiental
  UE aceita reduzir emissões de CO2 em até 95% até 2050