| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecopress
Desde: 17/03/2000      Publicadas: 26928      Atualização: 01/12/2009

Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


 Eco Watch

  24/07/2008
  0 comentário(s)


Manejo sustentável da Orsa Florestal preserva biodiversidade na Amazônia



Experiência de sucesso na exploração ambientalmente responsável de territórios de floresta amazônica nativa faz da empresa um dos principais nomes do segmento no Brasil




A necessidade de se estabelecer um novo modelo de negócios, guiado por um tripé de ações economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, tem se tornado cada vez mais urgente.

Como alternativas ao atual sistema de degradação, práticas de mercado ambientalmente responsáveis e sustentáveis começam a ganhar força e a conquistar o reconhecimento da sociedade civil. Uma das mais expressivas entre essas atividades é a técnica de manejo florestal, forma de produção adotada pela Orsa Florestal e que promove a retirada de matéria-prima da natureza sem prejuízo às florestas nativas.

Por meio de uma análise que envolve diversas características do território florestal, são traçados parâmetros e técnicas para a extração dos recursos daquele espaço. Este plano, denominado manejo florestal, define qual a melhor maneira para que a exploração da madeira seja realizada de forma a evitar danos à floresta. Deste modo, são estabelecidos critérios para a retirada da matéria-prima, como volume máximo permitido e tempo mínimo de ciclo de corte, que no Brasil é fixado em 30 anos.

A Orsa Florestal, empresa do Grupo Orsa, uma das maiores corporações produtoras de madeira celulose, papel e embalagens do país, pratica técnicas de manejo florestal responsável desde sua fundação, no ano de 2003. A empresa executa seu plano de manejo, considerado um dos mais avançados do mundo, em uma área de 545 mil hectares de floresta amazônica nativa, localizada no Vale do Jari, região situada entre os estados do Amapá e do Pará.
Com uma produção atual de 30 mil metros cúbicos de madeira serrada ao ano, proveniente de 26 espécies de árvores, a Orsa Florestal possui toda a sua cadeia produtiva autorizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council). Um dos mais respeitados órgãos internacionais de certificação florestal, o FSC concede selos que oferecem a garantia de que a madeira comercializada é originária de áreas de manejo sustentável, que atendem a rígidos critérios de exploração. Todas as variedades de espécies comercializadas pela Orsa Florestal são exportadas para países da Europa, América do Norte e Ásia. O objetivo da companhia é atender à crescente demanda nacional e estrangeira por produtos madeireiros com garantia de origem, tornando-se a principal empresa brasileira deste segmento.
Além do manejo de áreas nativas, a Orsa Florestal administra também um território de 92 mil hectares de áreas de preservação absoluta, que abrangem sete distintas reservas genéticas. A empresa, em parceria com a Fundação Orsa, também desenvolve projetos sociais com cerca de 100 comunidades locais, beneficiando aproximadamente 14 mil moradores da região do Vale do Jari.
Embora o custo da madeira tropical certificada seja, em média, 20% superior ao do produto de origem desconhecida, são inúmeros os benefícios da prática do manejo florestal. Ao conservar a biodiversidade do território, respeitando o equilíbrio do ecossistema original, esta técnica de exploração promove o desenvolvimento econômico sem comprometer a floresta e a disponibilidade de recursos para as gerações futuras, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.

A Orsa Florestal tem como foco comercial a produção de madeira tropical serrada certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council), a partir do manejo sustentável de florestas nativas na Amazônia. O Plano de Manejo Florestal da empresa garante perfeito controle da cadeia de custódia: da floresta ao produto final. Atuando em conjunto com a Fundação Orsa, a Orsa Florestal busca desenvolver novos modelos de negócios sustentáveis para a Amazônia, em projetos com as comunidades locais. (Ecopress com informações da assessoria de imprensa TV1)


Acesse o site da Orsa Florestal



  Mais notícias da seção Amazônia no caderno Eco Watch
14/07/2008 - Amazônia - GRILAGEM NA AMAZÔNIA VIRA LEI
Senado aprova MP que legaliza áreas públicas invadidas e estimula a destruição da floresta...
29/09/2007 - Amazônia - Especialistas cobram proteção da Amazônia
Um dia depois de anúncio do presidente Lula, pesquisadores pedem medidas mais radicais ...
09/09/2007 - Amazônia - Brasil lança neste mês novo satélite para monitoramento territorial
Missão é crucial para que o País continue a ter imagens da Amazônia; instrumentos atuais podem parar de funcionar ...
02/09/2007 - Amazônia - Desmatamento aquece Amazônia em até 4C, diz Inpe
Estudo sugere que derrubada de mais de 40% da floresta muda o clima local, disparando o processo de savanização.Simulação em computador mostrou que troca da mata por lavoura de soja pode reduzir chuvas em até 24% no verão no leste amazônico ...



Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


Busca em

  
26928 Notícias


Parceria
 

Projetos Ambientais

 

Artesanato com fibras vegetais do interior do Amazonas tem mercado internacional

 

Desenvolvimento Sustentável

 

Refreando o consumismo

 

Desenvolvimento Sustentável

 

O "papa" do decrescimento

 

Desenvolvimento Sustentável

 

"Decrescendo"....Parte 1

 

Empresas

 

Imagens CST