| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecopress
Desde: 17/03/2000      Publicadas: 26928      Atualização: 01/12/2009

Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


 Eco Watch

  11/02/2009
  0 comentário(s)


Lata de aço é embalagem 100% sustentável





Não é de hoje que os fabricantes e consumidores preocupam-se em poupar o meio ambiente. Cada cidadão sabe da sua importância no cenário mundial e vem cada vez mais dando preferência a produtos ecologicamente corretos em toda sua estrutura. A embalagem tem papel fundamental na criação de um produto chamado de sustentável.



Para uma embalagem tornar-se sustentável, ela precisa trabalhar em conjunto com o produto para maximizar seu uso e minimizar a geração de resíduo. Além disso, ela não pode ter efeitos indesejáveis ao meio ambiente, que possam reduzir a qualidade de vida das próximas gerações. A embalagem de aço cumpre categoricamente esse papel, e por isso pode ser tratada como uma embalagem sustentável.



Lata de aço sustentável porque é reciclável, reutilizável, trabalha constantemente a redução nos níveis de CO2 no processo de fabricação e a maximização do índice de reciclagem, limita o uso de combustíveis fósseis e ainda avança tecnologicamente na redução do peso da lata para que se gere menos resíduos pós-consumo.



Dentre as opções de material para embalagens, o aço sai na frente com suas inúmeras vantagens. A primeira vantagem, que só a lata de aço tem, é a extrema facilidade de separação entre materiais orgânicos e não orgânicos pela atração magnética, facilitando a seleção de resíduos. Além disso,

a lata de aço é 100% reciclável, pois pode retornar infinitas vezes ao processo de fabricação sem que perca as características mecânicas do material. A lata de aço de hoje pode virar o carro de amanhã, depois a geladeira, depois uma nova lata e assim por diante.



A cada ano, são recicladas no mundo 385 milhões de toneladas de latas de aço, ou seja, a cada dia mais de 1 milhão de toneladas são recicladas. A economia de energia também impressiona: a cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal. A cada 100 embalagens de aço recicladas, poupa-se o equivalente a uma lâmpada de 60W acesa por uma hora.

No Brasil, atingimos no último ano, 49% do índice de reciclagem das latas de aço o que representa mais de 290 mil toneladas de aço retornando ao processo de fabricação do material. Países como Alemanha, Holanda e Áustria chegam a reciclar quase 80% do total de embalagens de aço pós-consumo.



A produção do material aço para embalagem apresenta baixíssimos níveis de consumo de água e energia quando comparado a outros materiais. A fabricação do aço consome 3 vezes menos energia que a fabricação do alumínio, por exemplo, e cerca de 9 vezes menos água que a fabricação do papel.



A sustentabilidade da lata de aço ainda pode ser comprovada em seu processo de fabricação: o aço reciclado é ingrediente necessário e fundamental para a fabricação do novo aço. O processo também vem sofrendo cada vez maior redução dos níveis de emissão de CO2, nas últimas 3 décadas a emissão foi reduzida em mais de 50%. Além disso, reduziu-se também o nível de consumo de energia primária no processo produtivo do aço em cerca de 40%.



A redução no peso da embalagem também vem sendo trabalhada para que minimize a geração de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade da cadeia. A lata de aço de 425ml, por exemplo, teve seu peso reduzido em mais de 25% em um período de pouco mais de 10 anos.



Sobre a Abeaço



A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 para fortalecer o mercado de embalagem de aço e dar suporte técnico e mercadológico a seus fabricantes. A entidade também busca aproximar interesses de toda a cadeia produtiva para desenvolver soluções, produtos e negócios para os seus associados, no Brasil e no exterior.



  Mais notícias da seção Meio Ambiente no caderno Eco Watch
06/07/2008 - Meio Ambiente - EUA é o país rico que menos fez contra o aquecimento global
O placar coloca o Reino Unido como o país desenvolvido que mais fez para reduzir as emissões de CO2 ...
01/06/2008 - Meio Ambiente - Convenção da Biodiversidade: Pequenos passos, grandes desafios
Prêmio Motosserra de Ouro do Greenpeace é dado aos países do G8, com exceção da Alemanha, pela falta de compromisso financeiro para conservar a biodiversidade...
24/04/2008 - Meio Ambiente - 22 anos após Chernobyl, indústria nuclear continua atolada em acidentes e incompetência
Vazamento radioativo na Espanha e problemas com o novo reator expõem insegurança da energia nuclear...
06/01/2008 - Meio Ambiente - Árvores absorvem menos CO2
Capacidade foi reduzida por aquecimento global ...
07/10/2007 - Meio Ambiente - Fotógrafo Edson Endrigo lança "Aves da Amazônia"
Apoiado pela consultoria Siegen, o fotógrafo lança segundo livro com fotos de aves brasileiras...



Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


Busca em

  
26928 Notícias


Parceria
 

Eco-Eventos

 

Tic Tac Tic Tac

 

Eco-Eventos

 

SUSTENTÁVEL 2009

 

Eco Watch - Monitoramento

 

Denuncie atitudes antiecológicas

 

Projetos Ambientais

 

Artesanato com fibras vegetais do interior do Amazonas tem mercado internacional

 

Desenvolvimento Sustentável

 

Refreando o consumismo