| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecopress
Desde: 17/03/2000      Publicadas: 26928      Atualização: 01/12/2009

Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


 Eco Watch

  27/05/2008
  0 comentário(s)


Instituto C&A apóia Encontro de Escritores Indígenas no 10º Salão do Livro para Crianças e Jovens (RJ)



Vinte e cinco representantes de povos indígenas estarão presentes no 10º Salão FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) do Livro para Crianças e Jovens para participar do 5º Encontro de Escritores e Artistas Indígenas. O Encontro ocorre de 26 de maio a 1º de junho no Salão do Livro, realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro. Os objetivos do Encontro são promover um debate sobre os direitos de propriedade e de imagem dos autores indígenas, sobre a produção literária e a formação de escritores e, principalmente, fazer um mapeamento das obras indígenas produzidas no Brasil.



O Instituto C&A, que tem como principal foco de trabalho o investimento na melhoria da educação, apóia o 5º Encontro de Escritores e Artistas Indígenas e também a realização do 10º Salão do Livro para Crianças e Jovens.



Na quarta-feira (28 de maio), das 9h às 15h30, será realizado o seminário "Razões para Conhecer os Povos Indígenas", que visa proporcionar o debate sobre as razões que determinam a importância destes povos no Brasil. Os representantes dos povos indígenas farão apresentações de dança, música e arte gráfica e participarão de mesas de debates com os seguintes temas: "Em um mundo habitado por espíritos", às 10h; "Em um mundo formado por palavras e deusas", às 11h30; "Em um mundo repleto de sons e imagens", às 14h; e "A palavra virou letra", às 15h30.



A mediação do seminário será realizada pelo escritor indígena Daniel Munduruku, que tem diversos livros publicados de literatura infanto-juvenil, é atualmente presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi), é doutorando em educação na Universidade de São Paulo e Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República. Munduruku também está lançando no Salão do Livro a obra infantil "A Palavra do Grande Chefe" (Editora Global).



Estarão presentes artistas e escritores dos povos Tukano (AM), Krenak (MG), Tabajara (CE), Jabuti (RO), Guarani (SP), Potiguara (PB), Umutina (MT), Wapichana (RR), Munduruku (PA/MT), Maraguá (AM), Macuxi (RR), Karajá (TO), Terena (MS), Bororo (MT), Nambikwara (MT), Piratapuya (AM) e Pataxó (MG).



No evento ainda será lançado um catálogo de obras indígenas, que traz uma mostra significativa dos textos produzidos pelos índios brasileiros. Munduruku pretende ampliar este catálogo durante o Encontro. "Nosso objetivo é fazer um mapeamento da produção literária indígena no Brasil, aproveitando este momento em que vamos reunir representantes de todo o país", diz Munduruku.



Oficinas de formação de escritores

O 5º Encontro de Escritores Indígenas também promoverá, nos dias 29 e 30, oficinas de texto e de ilustração para os representantes indígenas. Ministrarão as oficinas a escritora Heloisa Prieto, o ilustrador Maurício Negro e os escritores e ilustradores Roger Mello e Mariana Massarani.



"As oficinas vão permitir ao grupo se profissionalizar, pois a maioria está engatinhando na literatura. A escrita é muito recente para eles, por isso a necessidade de habituá-los ao texto para produzirem obras de qualidade. Eles possuem a memória ancestral, mas lhes falta a técnica", diz Daniel Munduruku.



Os temas mais trabalhados por estes escritores são histórias indígenas tradicionais, passadas de geração a geração, mas muitos também abordam temas contemporâneos, como os conflitos em áreas indígenas e a luta pela sobrevivência.



O grupo também encontrará os educadores de organizações não-governamentais (ONGs) de todo o Brasil, apoiadas pelo Instituto C&A, que estão no Rio de Janeiro participando do 7º Encontro de Formação. No evento, os educadores e escritores poderão falar de suas experiências com a leitura e a escrita e participarão de uma Roda de Leitura.



Sobre o Instituto C&A

O Instituto concebe, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Um novo grupo de voluntários do Instituto C&A é criado logo depois da inauguração de loja da rede. Assim, a organização está presente em todos os locais onde existe uma loja C&A.

Desde a sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 55 milhões em 1,3 mil projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social. O Instituto é responsável, também, pelo programa de voluntariado da C&A. Aproximadamente 20% dos funcionários da empresa atuam como voluntários nas organizações apoiadas pelo Instituto.



5º Encontro de Escritores Indígenas

Local: MAM " Museu de Arte Moderna

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo " Rio de Janeiro/RJ

Tel: (21) 2240-4944

Datado seminário: 28 de maio (quarta-feira)

Horário: Das 9h às15h30

Ingresso: R$ 3,00 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência e professores da Rede Municipal de Ensino)






Mais Informações

Máquina da Notícia " Agência de Comunicação da C&A

Adriana Vera e Silva " adriana.vera@maquina.inf.br " 11-3147-7421

Rení Tognoni " reni.tognoni@maquina.inf.br " 3147-7912

Maira Sester " Maira.sester@maquina.inf.br " 3147-7425

André Moraes " andre.moraes@maquina.inf.br " 3147-7466




  Mais notícias da seção Acontece no caderno Eco Watch
12/06/2008 - Acontece - Via Campesina denuncia agronegócio e ação das empresas em 10 estados
Protestos apontam agronegócio como culpado pela elevação do preço dos alimentos e questinam transposição do Rio São Franciso...
05/05/2008 - Acontece - Desmatamento da Amazônia é tema de seminário em Belém
Nesta terça e quarta (6 e 7), encontro reúne representantes de setores governamentais, instituições de pesquisa e da sociedade civil ...
10/01/2008 - Acontece - VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS E SOS MATA ATLÂNTICA RENOVAM PARCERIA PARA PLANTIO DE MUDAS
Responsabilidade social da montadora inclui apoio a projetos culturais ...
25/11/2007 - Acontece - Estados tentam barrar restrição à agropecuária
Terras altas podem se tornar áreas de preservação ...



Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


Busca em

  
26928 Notícias


Parceria
 

Projetos Ambientais

 

Artesanato com fibras vegetais do interior do Amazonas tem mercado internacional

 

Desenvolvimento Sustentável

 

Refreando o consumismo

 

Desenvolvimento Sustentável

 

O "papa" do decrescimento

 

Desenvolvimento Sustentável

 

"Decrescendo"....Parte 1

 

Empresas

 

Imagens CST