| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecopress
Desde: 17/03/2000      Publicadas: 26928      Atualização: 01/12/2009

Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


 Eco Watch

  08/04/2007
  0 comentário(s)


CONFIRA AS PRINCIPAIS MANCHETES SOBRE MEIO AMBIENTE DA ÚLTIMA SEMANA


Barreiras e incentivos à produção do etanol, divulgação da segunda parte do relatório do IPPC sobre às consequências do aumento do clima e pesca predatória foram os principais destaques entre os dias 31 de março a 06 de abril

ÁLCOOL (75 matérias). 12% das matérias divulgadas nos revelaram o "protesto" do presidente de Cubano, Fidel Castro, publicado em artigo posicionando-se contra o acordo de cooperação firmado entre os Estados Unidos e o Brasil para incentivar a produção de etanol(álcool combutível).  O presidente Lula alfinetou os governos dos EUA, de Cuba e da Venezuela, em artigo assinado por ele e publicado ontem no jornal "Washington Post" ao destacar que a transformação do etanol e do biodiesel em produtos comercializáveis no mundo só ocorrerá se o comércio dos biocombustíveis não for prejudicado por políticas protecionistas. Autoridades de Cuba e Venezuela disseram que o aumento da produção de etanol colocará em risco o meio ambiente e matará de fome milhões de pessoas.

Pela segunda vez, desde o acordo de cooperação assinado entre Brasil e EUA para a produção do etanol, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, irmão do presidente americano, George W. Bush, defendeu a eliminação das barreiras tarifárias que encarecem a importação de etanol nos Estados Unidos, prejudicando produtores mais competitivos como o Brasil, segundo os jornais paulistas Valor Econômico e O Estado de S. Paulo.

Em duas reportagens o Valor Econômico nos informou sobre duas nações interessadas na produção do etanol. O Egito pretende aumentar sua produção de cana-de-açúcar para abocanhar uma fatia do mercado de biocombustíveis dos EUA e compensar seus gastos com as crescentes importações de alimentos. O presidente do Equador, Rafael Correa, firmou no último dia 04 de abril 15 memorandos de entendimento com o presidente Lula Silva, e alinhou-se na defesa do incentivo ao etanol como combustível.  
 
MUDANÇAS CLIMÁTICAS (65 matérias).40% das reportagens publicaram informações sobre as 1.500 páginas da segunda parte do relatório - Painel Intergovernamnetal de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) que alertou para várias catástrofes no mundo, principalmente nos países pobres. O aquecimento global pode levar de 10% a 25% ao desaparecimento da Floresta Amazônica até o ano de 2080, e haverá possibilidades de 50% da floresta dar espaço a vegetação de cerrado. Dentro da América do Sul, a falta de água afetará com mais força as regiões do nordeste brasileiro e dos Andes Bolivianos.

Em relação à mudança do clima na Terra, os brasileiros são o povo mais preocupado com as conseqüências do aquecimento global, segundo pesquisa encomendada pelo canal de TV BBC World e publicada pelos jornais Folha de S.Paulo, Zero Hora e Jornal do Brasil.

ATIVIDADES DE IMPACTO (37 matérias).11% das notícias acompanharam ações ao combate da pesca irregular no Brasil. Fiscais do Ibama-Goiás de São Miguel do Araguaia (470 km de Goiânia) realizaram entre os dias 30 e 31 uma operação especial apreenderam 102 quilos de peixes e produtos ilícitos. Segundo os agentes, os pescadores não portavam licença de pesca e faziam uso de materiais predatórios.O jornal O Globo explicou mais da metade dos recifes de coral do mundo está degradada, e se a exploração comercial dos corais tropicais continuar no ritmo atual, muitos dos recifes serão irreversivelmente degradados e milhões de pessoas terão que procurar novas fontes de alimento, afirmaram os cientistas. Em Roraima, Uma equipe da fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA) apreendeu 860 quilos de peixe aracu cabeça gorda nas proximidades do rio Mucajaí. A apreensão ocorreu depois de uma denúncia feita por uma equipe do Ibama.

O jornal paulista Gazeta Mercantil informou que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou projeto de lei da Câmara que reduz o percentual de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) incidente sobre a exploração de substâncias minerais destinadas à construção civil, de 2% para 0,6%, e de rochas calcárias destinadas à correção do solo em atividades agrícolas, de 2% para 0,2%.
O mesmo jornal explicou que a Índia produziu 44,3 bilhões de toneladas de aço carbono entre abril do ano passado e fevereiro de 2007, o que representa um aumento de 10,1% na comparação com o mesmo período anterior, segundo informou ontem o Ministério do Aço chinês. O aço carbono representa atualmente mais de 90% das variedades do metal e serve, entre outras aplicações para a fabricação de máquinas, cascos de navios, estruturas de construção e carrocerias de automóvel.  


PREVISÃO DE SAFRA RECORDE DE GRÃOS, INICIATIVAS EMPRESARIAS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CRIAÇÃO DE SECRETARIAS EM PROL DO MEIO AMBIENTAL FORAM OS TEMAS COM A MENOR PUBLICAÇÃO NO BRASIL NO PERÍODO


AGRONÉGOCIO (9 matérias). O Estado do Maranhão e o Diário da Manhã relataram que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou a previsão de uma safra recorde de 131,1 milhões de toneladas de grãos em 2006/07. A se confirmar esta estimativa, a produção da atual temporada superará em 6,4% (7,9 milhões/t) as 123,2 milhões/t do período 2002/03 - maior volume já colhido pelo país.

GESTÃO AMBIENTAL (4 matérias). O jornal O Estado de S. Paulo abordou a iniciativa de empresas dos setores siderúrgico e de papel e celulose que se destacam em termos de gestão ambiental. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Usiminas e Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) são exemplos de empresas que vêm melhorando a eficiência do próprio negócio a partir de iniciativas de reaproveitamento de gases, reciclagem de resíduos e uso eficiente da água.  
No setor de papel e celulose, a Aracruz transformou o que antes era poluição - licor negro gerado na produção de celulose - em combustível, e hoje é auto-suficiente em energia. Por pressão de consumidores europeus, a empresa investiu US$ 100 milhões em um processo de branqueamento de papel menos poluente.

SECRETARIAS (1 matéria). O jornal O Estado de Minas divulgou que o Ministério Público Estadual (MPE) vai criar uma promotoria especializada na defesa do meio ambiente e melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para os vales do Jequitinhonha, Mucuri e do rio Pardo de Minas. A promotoria vai ser instalada com recursos do estado e do MP em Araçuaí. No total, 82 municípios serão atendidos pela nova estrutura em Minas Gerais.


O QUE É O ECO WATCH ?


O Eco Watch é um resumo analítico sobre o meio ambiente do que é publicado na imprensa brasileira . Em cada edição destacamos os 3 temas mais citados e os 3 temas menos citados. Também oferecemos análises especificas para um determinado tema, caso alguma assessoria de imprensa, empresas e órgãos ambientais necessitem. Acreditamos que o monitoramento das informações auxilie empresas, profissionais de comunicação, orgãos governamentais no planejamento de ações futuras ligadas ao meio ambiente.

Para os jornalistas, o Eco Watch também facilita na criação de pautas, pois, as informações revelam quais os temas que tiveram bastante destaque na imprensa brasileira, e os assuntos que precisam ser abordados com mais intensidade pelos jornais brasileiros. ( Ecopress - Anna Karina Spedanieri - 09/04/07, às 9h20)



  Mais notícias da seção Eco Watch - Monitoramento no caderno Eco Watch
23/04/2009 - Eco Watch - Monitoramento - Blog do ECO Watch
Leia o Blog da Eco Watch e saiba da repercussão das notícias sobre meio ambiente. ...
23/04/2009 - Eco Watch - Monitoramento - Ouça os boletins da Eco Watch
Veja como as notícias sobre meio ambiente repercutiram durante a semana e qual o seu impacto...



Capa |  Cadastre-se  |  Eco Watch  |  Eco-Eventos  |  Ecolinks  |  Expediente  |  Newsletller  |  Notícias com Alta Repercussão  |  Notícias com Baixa Repercussão  |  Opiniões  |  Parceria


Busca em

  
26928 Notícias


Parceria
 

Eco-Eventos

 

Tic Tac Tic Tac

 

Eco-Eventos

 

SUSTENTÁVEL 2009

 

Eco Watch - Monitoramento

 

Denuncie atitudes antiecológicas

 

Projetos Ambientais

 

Artesanato com fibras vegetais do interior do Amazonas tem mercado internacional

 

Desenvolvimento Sustentável

 

Refreando o consumismo